PRINCIPAL ÚLTIMAS NOTÍCIAS



26-04-2010
Associativismo fortalece artesanato

Feira de Artesanato ComentarMãos que lapidam e dão vida a lindas peças artesanais, gente que encontra na arte o principal meio de sobrevivência, trabalho onde os sentimentos passam a ser fundamental.

Impossível visitar Quixadá e não se encantar com as belezas naturais, o Açude Cedro, Chalé da Pedra, Pedra da Galinha Choca entre outros. São pontos turísticos visitados por pessoas de todo o mundo. Para levar um pouquinho dessas paisagens como lembrança, os turistas ou até mesmo os quixadaeses tem a opção de adquirir por um baixo custo financeiro, lindas peças artesanais.



Na terra da imortal escritora Rachel de Queiroz os artesãos encontraram no associativismo a força que precisavam para se desenvolverem de forma justa e sustentável. Atualmente cerca de 40 associados fazem da Associação dos Artesãos de Quixadá (ARTEQ) sua própria casa, o espaço é amplo e confortável. Mas nem sempre foi assim, no começo eles não tinham lugar certo e comercializavam suas artes na Praça José de Barros ou onde lhes cabiam, foi aí que começaram a realizar constantes reuniões nas dependências do Balneário Cedro Clube de Quixadá. Passado algum tempo, surgiu a Fundação de Geração de Emprego, Renda e Habitação Popular (FUNGETH) autarquia ligada ao gabinete do prefeito, que inicialmente alugou uma casa na Avenida Plácido Castelo para o funcionamento de suas instalações. Foi aí que a associação dos artesãos teve a acolhida, onde foi garantido um espaço para a exposição de suas artes e, não só isso, passaram a contar com apoio de várias maneiras. Ali as peças foram ficando conhecidas e o espaço pequeno. Na época Quixadá passava por uma grande transformação social em um dos seus principais cartões de visita, o terminal rodoviário. Com a Inauguração do novo espaço o melhor Box foi cedido para a associação onde funciona atualmente sem qualquer vínculo com seguimentos da prefeitura, ou seja, caminham com as suas próprias pernas.



Nas mãos do artesão e presidente da associação, Humberto Ferreira, um simples pedaço de pedra rústica pode virar um lindo porta-caneta ou o que a imaginação permitir. Ele é muito grato e reconhece que os méritos são de todos. O artista lembra que o carro chefe dos trabalhos desenvolvidos pelos artesãos são voltados para o centenário Açude Cedro e Santuário, comentou Humberto.



Para a Secretária do Desenvolvimento Social (SDS), Rosa Buriti, a Associação dos Artesãos de Quixadá (ARTEQ), é um exemplo a ser seguido por qualquer artista ou organização de outros municípios, pois seus membros ganharam maturidade ao longo do tempo e encontraram os seus próprios caminhos, trabalham “independentes” das instituições do município, exceto o excelente espaço que foi concedido pela Prefeitura Municipal de Quixadá. Relatou ainda Rosa Buriti, que é vereadora licenciada, que vem trabalhando outros grupos de artesãos, mais precisamente com famílias cadastradas em programas sociais como o Bolsa Família e nas sedes dos distritos de Quixadá, "O que essas famílias produzem, não muito diferentemente do que produzem os artesãos da sede, o crochê, bordados, pinturas em tecidos, bijuterias e tapeçaria, são as artes preferidas pelas famílias. Os recursos para a produção dos artesanatos são oriundos do governo federal em parceria com o SEBRAE-CE e a Prefeitura, que por determinação do prefeito Rômulo Carneiro tem proporcionado mudanças significativas na vidas de várias famílias da zona rural”, complementou a secretária Rosa Buriti.



Atualmente uma das principais reivindicações da classe é que se tenha uma melhor sinalização com placas que indiquem o local. O que deverá ser solucionado em breve, pois a Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (SECOM) trabalha um projeto de sinalizar as ruas e avenidas de Quixadá, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) incluindo a tão sonhada sinalização turística.



Para quem gosta de apreciar esse tipo de arte, a casa do artesão de Quixadá trabalha exclusivamente com peças produzidas na cidade e são mais de 20 tipologias de artesanato, incluindo desenhos, pinturas, bordados, cactos na pedra rústica entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços