Indústrias química e de construção civil se reúnem para debater ecoeficiência

Representantes da indústria química, da indústria de transformação e empresas de aplicação de derivados de PU vão reunir engenheiros e arquitetos para um workshop para debater a nossa tendência.

A construção ecoeficiente é uma tendência mundial e materiais, como o poliuretano, podem contribuir - e muito - para o desenvolvimento de projetos mais sustentáveis. Essa é a motivação da indústria química, que vem desenvolvendo, nos últimos anos, materiais e aplicações relacionadas à eficiência energética, minimização de resíduos, reciclagem de materiais e conforto térmico. “Investimos em produtos que aliam diversos benefícios, e estão em fase de conhecimento no mercado”, afirma Fernando Rodriguez, coordenador da Comissão Setorial de Poliuretanos (PU) da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).

Para que os avanços tecnológicos cheguem às construções brasileiras, representantes da indústria química, da indústria de transformação e empresas de aplicação de derivados de PU vão reunir engenheiros e arquitetos para um workshop, no dia 11 de maio, na sede do Secovi (SP). O evento, denominado “Poliuretano na Construção Civil”, terá a presença de especialistas, que já utilizam o material em seus projetos, como o arquiteto Edison Lopes (sócio-fundador da Orbi Projetos e Resultados, que coordena projetos industriais e comerciais para clientes como Votorantim e Wal-Mart).

O isolamento térmico com poliuretano pode ser aplicado em coberturas e fachadas, em forma de painéis ou spray, oferecendo soluções para galpões, edifícios de escritórios, shopping centers, aeroportos, supermercados, residências, tanques de termoacumulação e dutos de ar-condicionado. Esse tipo de isolamento reduz a necessidade de climatização de ambientes e, consequentemente, reduz o consumo de energia de edificações, contribuindo também para o conforto térmico dos ambientes. Outros benefícios do PU são a durabilidade, o tempo de obra mais curto com o seu uso, pequena geração de resíduos e a possibilidade de reciclagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade