Último dia de Bienal celebra Dia Nacional do Livro Infantil com a presença de Mauricio de Sousa e Pequeno Cidadão



O mundo mágico da Turma da Mônica abre as portas para o público cearense neste domingo (18) durante o último dia de programação da IX Bienal do Livro. Na data em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, o evento conta com a presença do cartunista Mauricio de Sousa, que participará da palestra "Mauricio 50 Anos: Como fazer Quadrinhos e Dar Certo no Brasil?". O encontro está marcado para às 13h30, no Salão O Quinze – Auditório Principal.




Maurício de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos no final dos anos 50, quando uma história do Bidu, seu primeiro personagem, foi aprovada pelo jornal em que trabalhava. As tiras em quadrinhos com um cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem aos primeiros personagens conhecidos da era Mônica. Essa é a primeira vez que Mauricio de Sousa vem ao Ceará depois do sucesso da série “Turma da Mônica Jovem”.





Outro destaque da programação deste domingo (18) na Bienal será a escritora ítalo-brasileira Marina Colasanti, autora dos livros “Eu Sozinha”, “Cada Bicho seu Capricho” e “Ana Z Aonde Vai Você?”, este último premiado com o Prêmio Jabuti Infantil. A escritora estará às 17 horas no encontro “Literatura pela e para crianças”, na Arena Multicultural Memorial de Maria Moura.




A temática infantil, presente em toda programação da Bienal, marcará o encerramento do evento. Será apresentado o espetáculo Pequeno Cidadão, projeto de Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto, voltado especificamente para o público infantil. Junto com os filhos, os músicos brincam de ser criança em cima do palco com canções que abordam as primeiras dificuldades da vida, como hora de largar a chupeta. O show acontece às 20h30 no Salão O Quinze - Auditório Principal.




Este ano, a Bienal do Livro trouxe o tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e homenageou a escritora Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras nomearam todos os espaços montados no local de realização do evento. A Bienal do Ceará reuniu alguns dos principais nomes da literatura nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura. O evento é uma ação de política pública do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), visando o acesso ao livro e debates, numa promoção pelo Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros) e apoio da Coelce, Sesc-CE e Café Santa Clara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade