Loanda

A História do Município


Até 1950 o espaço geográfico, onde se situa o município de Loanda, constituía-se de sertão inexplorado. Registros históricos citam a chegada, em 1950, dos primeiros habitantes do município. Eram os Srs: João Tavares Souza, Moyses de Souza, Duarte Celestino de Oliveira, João Macena de Oliveira, Francisco Rocha e Antônio Locheti.

Na época, as empresas colonizadoras determinavam uma etapa de pioneirismo na fundação de povoados, posteriormente, transformados em municípios. A Empresa Colonizadora Norte do Paraná (composta pelos sócios Lino Spinardi, Irio Spinardi, Asio Montecuco e Sebastião Delfino Machado) adquiriu dos Srs. Santiago Martin Corral e David Bancow, 200 alqueires que foram subdivididos em lotes urbanos e rurais. O traçado da cidade e a construção das primeiras casas só foram possíveis depois que a densa mata foi cortada e queimada. No mesmo ano surgiram as primeiras serrarias e a primeira indústria cerâmica.

Histórico

Em 15 de agosto de 1953, pela Lei Estadual nº 47, o núcleo urbano foi elevado à categoria de Distrito Administrativo. Em 26 de novembro de 1954, Loanda desmembrou-se de Paranavaí, pela Lei Estadual nº 253. A instalação oficial deu-se a 27 de novembro de 1955 e em 8 de maio de 1956 o município é elevado à categoria de Comarca. O primeiro juiz de Direito da Comarca foi Dr. Abraão Atem e o primeiro promotor de justiça Dr. Lamartine Rollo Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade