Filme denuncia espoliação e especulação imobiliária em Parajuru


Rodado em 2009, o filme “Uma semana em Parajuru” continua atual ao denunciar a questão da especulação imobiliária, prática comum em toda a costa do Nordeste brasileiro. O trabalho se centra na região de Parajuru, situado no litoral leste do estado do Ceará.

“Uma semana em Parajuru” é uma produção francesa, fruto do trabalho do diretor José Huerta que, convivendo com a comunidade local soube captar os desafios imperantes em formas de desenvolvimento turístico questionáveis em sua essência e em seus resultados.

A intenção do filme é informar como a indústria do turismo, muitas vezes mascarada em processos de trocas com a comunidade, através de projetos ditos sociais e assistenciais, interferem no cotidiano dos moradores.

No caso de Parajuru, o ponto de discussão e questionamento dessa forma de turismo parte do pescador Chico Mariano, presidente da Associação de Pescadores, que questiona as práticas adotadas por um grupo de empresários austríacos que atuam no vilarejo, comprando terras, criando hotéis, mas que mantêm projetos sociais junto a alguns moradores. Conclusão: a prática termina por dividir os habitantes do vilarejo que entendem o turismo como forma de desenvolvimento e geração de emprego; e outros que veem o teor predatório, que não respeita a identidade das comunidades locais.

Numa comparação bem sucedida, o trabalho de Huerta mostra ainda como a força e organização dos moradores da Prainha do Canto Verde hoje são empoderados e lutam firmemente contra a especulação imobiliária na praia, gerando autonomia para o vilarejo.

Num contraponto, menciona o longo processo de especulação sofrido em Canoa Quebrada e Jericoacara, mostrando que, atualmente, estas praias estão completamente nas mãos de empresários – a maioria estrangeiros – que pensam o turismo voltado exclusivamente para o lucro.

Na França, uma campanha chama a atenção para os 8 processos movidos pelo grupo austríaco contra o cineasta.

O filme pode ser assistido em:

http://www.dailymotion.com/video/xahvd2_uma-semana-em-parajuru_travel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços