DESTAQUES DO MÊS NO SANTANDER CULTURAL

Abril começa com muitas atividades para você aproveitar, fique por dentro!
O 4º FestFotoPoA chega ao Santander Cultural com uma programação intensa, propondo uma série de reflexões sobre o tempo na fotografia e seu território no campo da arte. Nesta edição o festival tem como homenageado o fotógrafo Thomaz Farkas.
A programação dos projetos Ouvindo e Fazendo Música segue a todo o vapor em abril! O Domingo no Átrio traz uma diversidade de estilos e o Ensaio Aberto apresenta um especial sobre a obra de Pixinguinha. O Trio Diel, Balbinder e Cordella apresenta o Concerto de Páscoa, especialmente elaborado para esta oportunidade. Não perca, a entrada é franca!
O Cine Santander Cultural traz neste mês a Mostra Especial Jean Rouch, com uma excelente seleção de filmes do diretor, além de uma Sessão Comentada e Le Rendez-vous Cinema, com o curador Mateus Araújo Silva. A mostra tem entrada franca. Em sintonia com o 4º FestFotoPoA, o Cine Santander Cultural vai apresentar também em abril a Mostra Especial Thomaz Farkas, dedicada ao homenageado desta edição do Festival.
Confira ainda a mostra inédita de Raul Mourão (RJ) em exposição no Atelier Subterrânea. Balanço Geral é o destaque da programação da galeria, e fica em Porto Alegre até 17 de abril.


Veja abaixo a programação:


ARTES VISUAIS

FOTOGRAFIA

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA DE PORTO ALEGRE

Prepare-se para o 4º FestFotoPoA! A partir do dia 07 de abril, o Santander Cultural será palco de reflexões sobre o tempo na fotografia e seu território no campo da arte, consolidado pelo impacto das novas tecnologias e a abertura de uma terceira margem, que se estrutura mais pelo movimento do que pela geometria.

O programa diário do 4º FestFotoPoA - A terceira margem do tempo fotográfico ... o território da fotografia, que inclui nomes com Thomaz Farkas, Alexandre Sequeira e Jacqueline Joner, oferece também exposições individuais, vídeos, projeções, exibições, projetos coletivos e os trabalhos selecionados no Fotograma Livre 2010. Uma série de encontros com artistas, seminários e lançamentos, com participação de João Bittar, Eduardo Tavares, Zeca Linhares, Eder Chiodetto, Marcos Bonisson, Rubens Fernandes Junior, Claudio Edinger, Andreas Valentim, Walter Firmo, Tom Lisboa, entre outros.

Com a tradição de homenagear profissionais que ganharam destaque pela obra, Thomaz Farkas é o escolhido do FestFotoPoa deste ano. A sua obra extrapola a fotografia, rompe as fronteiras brasileiras no cinema documental e insere o frescor da descoberta no discurso fotográfico que se refere como se fosse cinematográfico. Aos 83 anos, o húngaro criado no Brasil continua irrequieto e atento.

Veja a programação completa do festival em www.festfotopoa.com.br .

MÚSICA

OUVINDO MÚSICA

A programação musical de abril traz para o Domingo no Átrio um mix impecável de gêneros, com música erudita, contemporânea argentina, samba e pop francês. São atrações que vão agitar suas tardes de domingo com um som especialíssimo!
O Trio Diel, Balbinder e Cordella, formado por Ângela Diel (soprano), Fernando Cordella (cravo) e Javier Balbinder (oboé barroco), trazem um programa de interpretações especialmente criado para o Domingo de Páscoa. No dia 4 de abril, o trio apresenta seu Concerto de Páscoa, com obras dos séculos XVII e XVIII de compositores como Bach, Mozart, Handel, Merula, Frescobaldi, Stradella e Lambert. A entrada é franca!

Conheça o Trio Diel, Balbinder e Cordella:

Ângela Diel é uma das principais sopranos em atividade no Rio Grande do Sul. Já venceu vários concursos nacionais e se apresentou no Brasil e exterior em óperas, oratórios, missas e cantatas. Fernando Cordella é diretor artístico da Confraria Música Antiga StudioClio, membro fundador do grupo Capela Strumentale e Concerto Barroco, que se dedica a prática da música dos séculos XVII e XVIII com instrumentos de época. Atua nas principais orquestras do Rio Grande do Sul, como a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Javier Balbinder é Argentino radicado no Brasil, e já atuou em várias orquestras nos dois países. Desde 1999 ocupa o cargo de primeiro oboé na OSPA. Realiza atividades como solista frente as principais orquestras da região, como camerista junto ao Quinteto de Sopros de Porto Alegre, duos, trios e outras formações.

Serviço:
Concerto de Páscoa: 04 de abril, às 17h00
Átrio do Santander Cultural – Siqueira Campos, 1125
Entrada franca

FAZENDO MÚSICA

No Fazendo Música, continuam as Oficinas de Chorinho e Choro e Samba, em seu quinto ano de atividades. No último sábado de cada mês, a Oficina de Chorinho apresenta o Ensaio Aberto, que mostra a obra de algum importante nome do choro e da musica instrumental brasileira. São sessões onde o público pode apreciar em primeira mão os novos talentos do gênero que surgem a cada ano.
No dia 10 de abril, a oficina de chorinho recebe Hamilton de Holanda em um workshop sobre instrumentos do choro. As inscrições custam R$ 10,00 na bilheteria do Santander Cultural. Programe-se!
Em abril, o homenageado é Pixinguinha, autor de clássicos da música brasileira. O Dia Nacional do Choro é em 23 de abril, em homenagem ao nascimento deste que foi um dos maiores instrumentistas e compositores da música popular brasileira.

Serviço:
Oficina de Choro e Samba: 03 de abril, às 14h00
Ensaio Aberto: 24 de abril, às 17h00
Sala Multiuso – Santander Cultural – Sete de Setembro, 1028
Entrada franca


CINEMA

Aproveite os últimos dias para assistir a grandes estreias no Cine Santander Cultural: Corumbiara, com direção de Vincent Carelli; e Um romance de geração, de David França Mendes.
Um dos destaques da programação de abril é a Mostra Especial Jean Rouch! Depois de passar por São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília, chega a hora de Porto Alegre receber esta grande retrospectiva sobre um dos mais singulares diretores do cinema. É um momento espetacular para tomar contato com uma parte considerável de sua imensa filmografia de difícil acesso, que registra as histórias do povo africano com sensibilidade e originalidade fora do comum. O curador Mateus Araújo Silva vai estar presente na abertura da mostra para uma Sessão Comentada e também vai participar da sessão falada em francês de Le Rendez-vous Cinéma.

A mostra Jean Rouch tem entrada franca, não perca!

Em sintonia com a programação do 4º FestFotoPoA, o Cine Santander Cultural está preparando uma programação exclusiva para esta atividade: a Mostra Especial Thomaz Farkas, homenageado desta edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre. Fique ligado!

Confira os horários de exibição:

30 mar a 4 abr - ter a dom
15h00 Corumbiara - Vincent Carelli
17h00 Um romance de geração - David França Mendes
19h00 Corumbiara - Vincent Carelli


MOSTRA JEAN ROUCH

6 abr - ter
14h45 Os mágicos de Wanzerbé + Iniciação à dança dos possuídos
+ Circuncisão + Cemitérios na falésia + Batalha no grande rio
17h00 Mamy Water + Os mestres loucos + Baby Gana + Moro Naba
19h00 Tourou e Bitti - Os tambores de outrora
+ O Dama d'Ambara - Encantar a morte
Sessão Comentada com Mateus Araújo Silva

7 abr - qua
15h00 Jaguar
17h00 Eu, um negro
19h00 A pirâmide humana
Le Rendez-vous Cinéma avec Mateus Araújo Silva

8 abr - qui
15h00 Crônica de um verão - co-dir: Edgard Morin
17h00 Saída das noviças em Sakpata - co-dir: Gilbert Rouget + Baterias Dogon - Elementos para um estudo dos ritmos co-dir: Gilbert Rouget + Porto Novo. Balé da corte das mulheres do rei - co-dir: Gilbert Rouget
19h00 A caça ao leão com arco + Um leão chamado Americano



DICAS DO SANTANDER CULTURAL


BALANÇO GERAL

A abertura deste ano no Atelier Subterrânea é a cargo de Raul Mourão (RJ), com a exposição individual Balanço Geral. É a primeira vez que o artista mostra a série de quatro esculturas em aço, cada uma pesando cerca de 60 quilos e trazendo um fator inédito no trabalho do artista: o movimento. Cada obra tem um tempo específico de movimento e foi batizada de acordo com essa duração. Em comum, todas convidam o público a uma interação direta sobre o objeto.

Serviço:
25 de março a 17 de abril, segunda a sábado, das 14h00 às 18h00
Atelier Subterrânea – Av. Independência, 745 / Subsolo – Porto Alegre
Agendamento de visitas: contato@subterranea.art.br
Entrada franca


CONTÊXTIL

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo sedia a exposição ConTêxtil, que traz a proposta de apresentar em um universo contemporâneo, um painel de possibilidades têxteis.
O público poderá conferir a aplicabilidade desta expressão artística na decoração, no vestuário e em bijuterias, bem como nas transformações e interferências em tecidos. Serão enfocadas as técnicas de tapeçaria de recorte, tecelagem manual, costura com arte, feltro, patchwork e customização com aplicações e bordados. Serão apresentados os trabalhos das artistas Margret Spohr, Dinora Bohrer Silva, Marinelsa Geyer de Olveira, Célia Von Megden Meirelles, Clarice Isolan, Lenir Romero, Mila Titoni e Thaís Panceri.
A exposição é uma realização do atelier Maria Rita Caminhos Culturais, que há 19 anos promove esta técnica a partir de pesquisas, publicação de livros, cursos, workshops e da realização da Semana de Arte Têxtil.

Serviço:
30 de março a 17 de abril, terça a sexta-feira das 10h00 às 19h00
Sábados, das 11h00 às 18h00
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223 - Porto Alegre
Entrada franca


LOW PHOTO

Chega a Porto Alegre a exposição coletiva Low Photo. A mostra apresenta uma seleção de fotografias feitas com câmeras descartáveis por quatro jovens fotógrafos gaúchos ligados a universos como design gráfico, skate, arte contemporânea, graffiti e música independente. Com curadoria do NOZ.ART, escritório criativo de Lucas Pexão e Ana Ferraz, a mostra apresenta fotografias de Lu Malmaceda, Giovanni Mad, Vinicius Cunha e Jamaica Santarém. Os nomes selecionados têm em comum a criatividade e a relação amadora com a fotografia. São amadores porque não fotografam para obter retorno financeiro, e sim pelo prazer de registrar suas visões e compartilhá-las com outras pessoas, principalmente pela internet
A experiência busca apresentar imagens capturadas de maneira casual, com a estética particular proporcionada por essas caixinhas de plástico recheadas de filme, onde a única regulagem é a opção de ligar ou não o flash.

Serviço:
31 de março a 9 de maio, de segunda a sábado das 14h00 às 19h00
Complexo Master – Galeria Fita Tape – Praça Garibaldi, 46 – Porto Alegre
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços