No Auditório Odir Rocha magia e encantamento marcam primeiro dia do Salão
Para ela interpretar Carlos Drummond de Andrade é um privilegio, uma vez que considera um autor contemporâneo, que não ignorava a ação do tempo. "Fico feliz em ler poemas do Drummond. Espero que a partir de hoje ele possa inspirar e iluminar vocês, como inspira e ilumina a mim, como pessoa e como artista. Aproveite, a vida presente é um presente", completou.
Com interpretação primorosa, voz suave e muita sensibilidade, Júlia declamou poemas de uma coletânea organizada pelo próprio autor. Dentre eles: "Poema de sete faces", Flor e Náusea", "Mãos Dadas", "Chuva", "Vestido",  "Cantiga de Enganar", "O Vestido" e "José".
Mágica
E a magia continuou no palco do Auditório. Para encerrar a noite, show de ilusionismo com o pioneiro do ilusionismo no Brasil, Issao Imamura. Além de mago, é consultor de efeitos especiais para o cinema, participa de palestras e se apresenta em várias partes do mundo. Ele disse que quando recebeu o convite para participar do 6º Salão do Livro do Tocantins, disseram que seria um evento com muitos magos na plateia, de pessoas que fazem acontecer.
"Olhar para onde todos olham e enxergar aquilo que ninguém vê. Essa é a visão de um mago. Toda grande ideia, todo grande sonho, começa com um pequeno pensamento. Por isso muitas vezes o impossível não existe, é apenas uma ilusão, já que tudo é possível para aquele quem acredita". Divertindo e surpreendendo, durante o show Issao brincou com várias pessoas da plateia, inclusive com o secretário Leomar Quintanilha. Apresentou a mágica que colocou o Brasil em primeiro lugar na Olimpíada de Mágica e sempre ressaltando que pequenos gestos são capazes de grandes realizações. "Não se esqueçam, o trabalho em equipe faz a mágica acontecer".
Público
A professora Estadual Maria das Graças Oliveira disse que nunca havia visto um show de ilusionismo ao vivo, e que apesar de saber que se trata de ilusionismo, não tem como não se surpreender e se emocionar. "Que bom que a organização trouxe este show, a lição que fica é que tudo é possível se a pessoa tiver vontade de lutar pelo que acredita. Eu acredito na educação", afirmou.
Já o estudante de artes da Universidade Federal do Tocantins, Luis Fernandes, a poesia de Drummond na interpretação da atriz Júlia Lemmertz foi algo de sublime, de encantamento. "Sempre fui fã do Carlos Drummond de Andrade, desde os tempos do ensino fundamental, e o gosto pela poesia foi incentivado, primeiramente pela minha mãe, e depois pela minha professora do 4º Ano, Marilene. Para mim poesia é essencial".
Espaço Infantil
Um dos espaços mais concorridos foi o Infantil. Com uma arquibancada para receber cerca de 350 pessoas, não sobrou espaço para quem chegou atrasado. Tudo para curtir os palhaços tocantinenses Batatinha e Cocada (que irão conduzir as atividades do espaço durante todo o evento) e o show com os personagens da Turma do Cocoricó. Júlio, Lola, Lilica, Zazá e Alípio animaram os pequenos que fitavam cada movimento com olhares maravilhados. Luciele de Araújo contou que sua filha Liandra, de 4 anos, falou sobre a apresentação a semana inteira. "Ela só falava nisso. Todos os dias ela acompanha o programa pela TV e quando eu falei que o Cocoricó vinha a Palmas, ela ficou animadíssima", disse a mãe.
Café Literário
Já no Café Literário, espaço reservado para apresentações culturais e lançamentos de livros, a noite começou quente ao som dos músicos Braguinha Barroso e Miltinho Edilberto. Logo na sequência, Ernani Pimentel apresentou a palestra: "Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa". Pimentel fez duras críticas ao modelo adotado pelo Brasil das novas regras da escrita, adotadas desde 2008. "Este projeto ficou engavetado por 20 anos e foi aprovado com o mesmo modelo. Já nasceu velho. Querem impor regras que não acompanham a mente no homem do 3º milênio. Temos que elaborar uma nova proposta olhando para o futuro".
A noite de apresentações no Café Literário chegou ao fim do primeiro dia do 6º Salão do Livro do Tocantins ao som da cantora tocantinense Quézia Reis.
Arena Jovem
Outro espaço muito concorrido no primeiro dia de evento foi o Espaço Jovem. A cultura tomou conta do local com a apresentação do curta metragem tocantinense "O Mistério do Globo Ocular", dirigido por" assumiu o palco e pôs todo mundo para dançar. O espetáculo mistura dança, música, teatro e muito humor. Artistas muititalentosos como o jovem Paulo Vieira que além de cantar surpreendeu o público com uma pequena apresentação de stand up comedy (comédia em pé). As universitárias Emyle, Karla e Hellen ficaram encantadas com o que viram. "Acho que o nível cultural do espetáculo é muito alto. Muitos podem não compreender tudo, mas é importante que tenhamos shows como este para amadurecer o senso crítico dos jovens", comentou Emyle.
As atrações não param no segundo dia de evento. Shows, cinema, apresentações culturais e palestras com Sérgio Nogueira (Soletrando), Laura Muller (Altas Horas), o astronauta Marcos Pontes entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços