Ano promissor para o setor de comerciais leves
Em janeiro de 2010, 1.239 unidades foram vendidas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 14,7%
 - Tudo indica que o mercado de comerciais leves do Distrito Federal - que abrange camionetes, picapes e utilitários em geral - deverá manter o crescimento em 2010. Pelo menos é o que mostra os dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (SINCODIV/DF). Em janeiro deste ano, os empresários que atuam no segmento comercializaram 1.239 unidades. No comparativo com o mesmo mês de 2009, quando 1.080 veículos foram emplacados, a alta é de 14,7%.
Contudo, em relação a dezembro de 2009, o setor registrou queda. No último mês do ano passado, foram vendidos 1.599 carros, ou seja, no início de 2010, houve um recuo de 22,5%. Para Ricardo Lima, presidente do SINCODIV/DF, o decréscimo nas vendas de janeiro em relação a dezembro é natural.
"Nos últimos meses do ano, o consumidor aproveita o 13º Salário para trocar de carro. Em janeiro, a situação é outra. Muitas pessoas saem da cidade, o que traz reflexo para o comércio. Além disso, há vários clientes que optam por esperar os lançamentos do início de ano", considera.
Lima ainda afirma que O mercado de utilitários tem crescido bastante, muito pela facilidade com que hoje se consegue financiamento para a aquisição do carro zero quilômetro. "Atualmente, os benefícios de comprar um automóvel financiado são inúmeros. É mais vantajoso, por exemplo, financiar um carro e pagar as taxas de juros correspondentes, do que se submeter aos juros do cheque especial ou cartão de crédito", argumenta.

Ranking - Dentre as cinco marcas mais vendidas em janeiro de 2010, apenas a Ford registrou alta, de 5,8%. A montadora vendeu no DF 128 unidades, contra 121 em dezembro do ano anterior. Mesmo com o crescimento, ela ocupa a quarta posição.
Na liderança ainda está a Fiat, com 284 unidades comercializadas, contra 362 no último mês de 2009, o que significa uma queda de 21,5%. A Hyundai vem logo em seguida. Ao todo, os concessionários que trabalham com a marca venderam 169 veículos em janeiro. Em dezembro, foram 241 unidades, ou seja, houve um recuo de 29,9%.
A GM está na terceira posição, com 162 carros emplacados, contra 269, queda de 39,8%. A Toyota finaliza o ranking, em quinto lugar. A marca emplacou 120 unidades em janeiro, apenas uma a menos que no período anterior.
Sobre o SINCODIV-DF - O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF) é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.
Ranking das marcas mais vendidas*
(comerciais leves)
Janeiro/2010  
                         Dezembro/20091º- Fiat - 284 unidades              362 unidades
2º- Hyundai - 169 unidades     241 unidades
3º- GM - 162 unidades               269 unidades
4º- Ford - 128 unidades            121 unidades
5º - Toyota - 120 unidades       121 unidades

* Os dados da pesquisa referem-se aos emplacamentos registrados no Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços