Itapema implanta Programa de Saúde Mental nas unidades básicas
 
Em 2009, a Secretaria Municipal de Saúde implementou o Programa de Saúde Mental descentralizado,  buscando oferecer cuidados as pessoas que necessitam de apoio na área de saúde mental. A equipe de saúde mental é formada por psicólogos e psiquiatras, que trabalham em conjunto com a Atenção Básica de Saúde, no espaço físico das unidades dos bairros, o que possibilitou o maior acesso aos usuários que necessitam deste tipo de cuidado.
O avanço começou com a criação do Centro de Atenção Psico-Social (CAPS) de Itapema, onde os casos relacionados à psiquiatria começaram a ser resolvidos. No entanto, ainda havia uma grande fila para atendimentos de saúde mental. Desta forma, em janeiro de 2009, apesar da diminuição significativa para atendimento em psiquiatria, ainda era registrado uma fila de 700 usuários, que aguardavam atendimento na área de psicologia/psicoterapia.
A partir da criação do sistema descentralizado, com o atendimento de saúde mental nas próprias unidades básicas de saúde, esta fila foi eliminada, de modo que, atualmente, há vagas para atendimento no mesmo mês de encaminhamento. São oferecidas consultas psiquiátricas e psicológicas nos bairros, e também prestado atendimento aos portadores de depressão e ansiedade; vítimas de violência doméstica; adolescentes; cuidadores de AVC; medicação psiquiátric

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade