Servidor deve informar vínculos familiares até segunda-feira






Na próxima segunda-feira (21) encerra o prazo para todos os ocupantes de cargo de natureza especial e integrantes do grupo direção e assessoramento superior da administração pública federal, incluindo os ministros de Estado informar os vínculos de parentesco com outros ocupantes de cargos em comissão ou funções de confiança no âmbito do Executivo Federal.Todos devem informar sobre a existência de vínculo matrimonial, de companheirismo ou de parentesco consangüíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

Os servidores deverão preencher e enviar pela internet um formulário disponível no site da CGU: www.cgu.gov.br. Após o envio, o documento deve ser impresso, assinado e entregue ao serviço de pessoal do órgão de exercício do declarante, onde permanece à disposição dos órgãos de controle.

As informações prestadas fornecerão um quadro completo dos vínculos familiares entre agentes públicos. Após o levantamento das informações completas dos vínculos familiares entre agentes públicos, a CGU vai investigar possíveis casos de nepotismo e à normatização do tema, no âmbito do Poder Executivo Federal.

Até agora, 12.312 servidores já preencheram os formulários. O agente público que se recusar a apresentar a declaração ou a prestar falsa estará sujeito a Processo Administrativo Disciplinar. O servidor encontrará também no site da CGU duas tabelas explicativas sobre os graus de parentesco. Qualquer dúvida deve ser encaminhada pelo e-mail vinculo@cgu.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços