Seminário discute rumos da democracia na América Latina






Começa nesta quinta-feira (17), na cidade do Rio de Janeiro, o seminário “Democracias em Mudança na América Latina”, um marco nas discussões sobre os rumos do continente. Estão sendo esperados ministros da Justiça de vários países - como Bolívia, Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil -, além de cerca de 250 representantes dos setores acadêmico, de segurança Pública e entidades sociais.



A abertura será às 9h30 (credenciamento às 9h), com os discursos – na seqüência – do Secretário Nacional de justiça, Romeu Tuma Júnior; e do Ministro Tarso Genro. Em seguida, Ronaldo Teixeira, secretário Executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), fará uma exposição das ações implementadas no país, com destaque para a área metropolitana do Rio de Janeiro.



O encontro vai durar dois dias. O suficiente para que palestras e discussões resultem em um relatório final com reflexões sobre profundas transformações políticas, sociais e econômicas ocorridas nos últimos anos, além, é claro, de sugestões para a solução de problemas crônicos ainda difíceis de neutralizar. O objetivo é que as propostas de mudanças promovam um processo mais amplo de transição ao Estado Democrático de Direito, experimentado por nações que viveram experiências recentes de regimes autoritários.



O Seminário vai especificar as grandes causas que levam a esses regimes ditatoriais e á formação de comunidades fragilizadas pela falta de assistência básica: policiamento, saúde, educação, moradia. O encontro vai colocar, por exemplo, no foco dos debates o combate a um tema que pouca gente sabe que, por trás, é um sustentáculos desses governos: o crime organizado (lavagem de dinheiro, tráfico de entorpecentes; facções terroristas e outras atividades ilícitas que ameaçam a democracia e estabilidade política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços