DESTAQUES DA SEMANA NO SANTANDER CULTURAL




Programe-se: até o dia 04 de outubro você pode participar das atividades da Pré-Bienal: Índices e Anotações. São três semanas com palestras, shows, workshops, filmes e mostras de cinema para você desfrutar, conhecer e refletir sobre o processo criativo que inspira artistas, curadores, estudiosos e demais envolvidos na 7ª Bienal do Mercosul.A programação completa está no site www.bienalmercosul.art.br/prebienal Veja mais em Projetos Especiais.

O edital para o 6º Concurso de Desenvolvimento de Projetos de Longa-metragem - Prêmio Santander Cultural/Prefeitura de Porto Alegre/APTC – Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do RS está disponível no site do Santander Cultural. Acesse e veja todas as informações deste concurso e as novidades que esta edição traz!

A programação de música do Santander Cultural para este final de semana integra o programa da Pré-Bienal: índices e anotações, com a apresentação poética de Arnaldo Antunes. Venha conferir esta performance, que contará ainda com a ambientação produzida pela artista plástica Márcia Xavier.

Confira a agenda do Cine Santander Cultural para a próxima semana! A mostra Processos e Criação segue com as atividades da Pré-Bienal, enquanto a mostra Cinema Espanhol Atual apresenta em sessões únicas (somente às 19h) filmes recentes da ousada filmografia espanhola. Confira também o Cineclube Projeto com o filme Desde que Otar partiu... , com a presença do jornalista Roger Lerina. Veja a programação completa em Cinema e agende-se!

Visite a exposição Reflexos Contemporâneos – A Paisagem e o Objeto, com a segunda edição de obras dos artistas selecionados no projeto Leitura de Portfólios – Reflexos Contemporâneos, atividade que aconteceu junto à mostra REFLEXIO.
 
PROJETOS ESPECIAIS






PRÉ-BIENAL: ÍNDICES E ANOTAÇÕES



Confira os bastidores da 7ª Bienal do Mercosul, que estão sendo mostrados por meio de filmes, shows, performances, oficinas, interação com artistas, curadores e estudiosos, em uma parceria entre o Santander Cultural e a Fundação Bienal do Mercosul.

A cada dia a Pré-Bienal aborda uma das temáticas da 7ª Bienal do Mercosul – indagações que estarão presentes nas mostras Absurdo, A Árvore Magnética, Biografias Coletivas, Desenho das Ideias, Ficções do Invisível, Projetáveis e Texto Público, e nos programas editorial, pedagógico e Radiovisual. A programação permanente de cinema e música da instituição estará alinhada à iniciativa.

Nesta sexta-feira uma das atividades é a Conversa com Marina de Caro, o escritor Luis Augusto Fischer e Fernando Mattos, com o tema Escalas e Identidade.

Já na semana que vem, um dos destaques da programação é a palestra com o diretor Jorge Furtado e Zelig Libermannm, com o tema Memória e Comportamento. Também está programada a exibição de documentários do banco de imagens do núcleo de antropologia da UFRGS, no dia em que o tema é Relações com a antropologia e a sociologia. Veja todas as atividades da Pré-Bienal: índices e anotações no site www.bienalmercosul.art.br/prebienal e programe-se para participar!



As atividades ocorrem em parceria do dia 15 de setembro a 04 de outubro, no Santander Cultural.





CONCURSO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LONGA-METRAGEM



Veja no site do Santander Cultural o edital do 6º Concurso de Desenvolvimento de Projetos de Longa-metragem - Prêmio Santander Cultural/Prefeitura de Porto Alegre/APTC – Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do RS. Esta edição conta com algumas novidades, uma delas é o apoio da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) para a área de capacitação dos premiados nas áreas de gestão, roteiro e comunicação; e a outra é a periodicidade do concurso, que passará a ser bienal, com o desenvolvimento dos projetos selecionados no período entre as edições.

Você pode inscrever seu projeto a partir do dia 05 de outubro, na Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Usina do Gasômetro. O resultado será divulgado em dezembro de 2009.

O concurso é realizado em uma parceria entre o Santander Cultural, APTC e Prefeitura de Porto Alegre, que reúne expertises da iniciativa privada, do poder público e de uma associação de classe. Em cinco edições, o Prêmio já estimulou o surgimento de 120 propostas, sendo 15 delas premiadas e desenvolvidas.



O edital do concurso e outras informações estão no site www.santandercultural.com.br.



Serviço:

Inscrições de 05 a 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00

Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia – Av. Presidente João Goulart, nº 551

Usina do Gasômetro – 3º andar.





ARTES VISUAIS





REFLEXOS CONTEMPORÂNEOS – A PAISAGEM E O OBJETO



Confira a mostra Reflexos Contemporâneos – A Paisagem e o Objeto, que apresenta 12 artistas gaúchos que trabalham com a fotografia na sua produção de arte e que tem a paisagem e o objeto como principal referência em seus trabalhos. As peças fazem parte do segundo grupo de artistas selecionados no projeto Leitura de Portfólios – Reflexos Contemporâneos, organizado pelo Santander Cultural, com a coordenação da Associação Chico Lisboa, e que aconteceu simultaneamente à mostra REFLEXIO.

Integram a exposição Dânia Moreira, Dirnei Prates, Fernanda Chemale, Graça Marques, Letícia Lampert, Lílian Santos Gomes, Maria Eunice Araújo, Neide Pinto, Rogério Livi, Silvia Giordani, Vera Reichert e Vitor Butkus.

Serviço:

Até 18 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h00

Espaço Cultural Chico Lisboa – Travessa Venezianos, 19

Entrada franca





MÚSICA



A programação do projeto Domingo no Átrio está imperdível! Venha conferir Arnaldo Antunes com uma performance poética onde explora inúmeras possibilidades rítmicas e entoativas da linguagem oral. Com a ambientação produzida pela artista plástica Márcia Xavier, o artista apresenta-se com o auxílio de efeitos, samplers e play-backs em algumas peças, além do acompanhamento de Marcelo Jeneci na sanfona, violão e teclados. A atividade, que foi desenvolvida pelo Santander Cultural e a 7ª Bienal do Mercosul, integra a programação da Pré-Bienal: índices e anotações.



Conheça Arnaldo Antunes:



Arnaldo Antunes é um músico, poeta e artista visual brasileiro, conhecido ainda por sua participação como integrante do grupo de rock Titãs. Em suas principais áreas de atuação artística, a música, a poesia e a arte visual, demonstra a influência de sub-gêneros modernistas ou pós-modernistas. Em 2002, formou em parceria com os amigos Marisa Monte e Carlinhos Brown o trio Tribalistas, pelo qual lançaram o álbum homônimo. Também atuou como ensaísta na Folha de São Paulo, onde deixou evidente o substrato teórico que transparece no seu trabalho estético. Lançou no final do ano de 2007 o primeiro DVD de sua carreira, o Ao Vivo no Estúdio, que passeia por toda sua carreira e que conta com as participações especiais do ex-titã Nando Reis, do titã Branco Mello, do ex-Ira! Edgard Scandurra e de Marisa Monte e Carlinhos Brown.





Conheça Márcia Xavier:



Márcia Xavier formou-se na Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, no curso de Comunicação Visual. Já foi agraciada com o Primeiro Prêmio do Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto e alguns de seus trabalhos estão inseridos na coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo.





Serviço:

Dia 20 de setembro, às 17h00

Grande Hall do Santander Cultural, entrada pela 7 de Setembro, 1028

Ingressos: R$ 10,00, com desconto para clientes dos bancos Real e Santander





CINEMA



Confira a programação do Cine Santander Cultural, que está com muitas exibições programadas para esta semana!

Em Processos e Criação, preparada especialmente para integrar o programa Pré-Bienal – índices e anotações, você pode conferir filmes raros que registram processos de criação em diferentes áreas, como artes visuais, cinema música e teatro. Nos próximos dias, podem ser vistos os longas O que fazem Pina Bausch e seus dançarinos em Wuppertal?, Coco Fusco - I like girls in uniform e Certas dúvidas de William Kentridge. Além do documentário A margem da linha, que trata sobre paradigmas da arte contemporânea a partir de três artistas: Regina Silveira, Sergio Sister, José Spanol e com depoimentos de outros artistas, curadores, arquitetos e críticos.

Você ainda pode conferir a sessão do Programa Curtas 2, com a exibição de três curtas: O grão da imagem – Vera Chaves Barcellos, Farnese – caixas, montagens e objetos e Brennand e o sentimento trágico do mundo. Não perca!

Segue em cartaz ainda o longa Moscou, de Eduardo Coutinho, que acompanhou durante três semanas o Grupo Galpão, de Belo Horizonte. Outra opção é Pequenas histórias, que mostra na varanda de uma fazenda, uma senhora contando quatro histórias ao mesmo tempo em que corta e costura retalhos de pano, criando imagens que formam uma toalha.

O Cineclube Projeto traz Roger Lerina para a próxima atividade. O jornalista, repórter cultural e editor da coluna Contracapa do Segundo Caderno do jornal Zero Hora, e também vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, comanda a sessão do filme Desde que Otar partiu...

A Mostra de Cinema Espanhol traz três exibições únicas nesta semana. Uma delas é Mataharis, que conta a história de três mulheres que são detetives particulares, e que descobrem que há mentiras que não souberam enxergar e verdades que é melhor não revelar. A outra exibição é [•REC], que mostra aventuras de um jovem repórter de uma emissora local, que a cada noite pega sua câmera a vai a um coletivo diferente. O terceiro filme da Mostra de Cinema Espanhol é Sete mesas de bilhar francês, em que é mostrada a história de Ângela à par da ruína do negócio do pai: um local onde se alinham sete mesas de bilhar.



O Cine Santander Cultural está com muitas opções, venha assistir!



Confira a programação:



18 set - sex

15h00 O que fazem Pina Bausch e seus dançarinos em Wuppertal? - Klaus Wildenhahn

17h00 Moscou - Eduardo Coutinho

19h00 [•REC] - Jaume Balagueró, Paco Plaza



19 set - sab

15h00 Moscou - Eduardo Coutinho

17h00 Certas dúvidas de William Kentridge - Alex Gabassi

18h00 Coco Fusco - I like girls in uniform - Wagner Morales

19h00 Sete mesas de bilhar francês - Gracia Querejeta



20 set - dom

15h00 A margem da linha - Gisela Callas

17h00 Programa Curtas 2

19h00 Mataharis - Iciar Bollaín



22 a 27 set - ter a dom

15h00 Pequenas histórias - Helvécio Ratton

17h00 Moscou - Eduardo Coutinho

19h00 Depois que Otar partiu... - Julie Bertucelli



24 set - qui - 19h

Cineclube Projeto com Roger Lerina





DICAS DO SANTANDER CULTURAL





EROTÍSSIMA



Visite os últimos dias da mostra de Danúbio Gonçalves, artista plástico gaúcho, que está com a exposição Erotíssima. Com 85 anos de idade, Danúbio é um dos principais expoentes da gravura no Rio Grande do Sul. Estudou com Cândido Portinari, foi um dos criadores do Clube da Gravura de Bagé e recebeu mais de 15 prêmios. É o autor do painel comemorativo ao centenário da imigração judaica no Rio Grande do Sul e do painel urbano “Memorial da Epopeia Rio-Grandense Missioneira e Farroupilha”, ambos instalados na cidade de Porto Alegre.

Serviço:

Até 18 de setembro, das 08h30 às 21h30

Espaço de Exposições da UFCSPA - Rua Sarmento Leite, 245





36 HORAS SEM PARAR



A Casa de Cultura Mario Quintana, comemora seu aniversário de 19 anos com uma novidade: ficará aberta ao público durante 36 horas, ininterruptamente. A programação, que recebeu o nome de 36 HORAS SEM PARAR inicia às 9h da sexta-feira, dia 25 até às 21h do sábado, dia 26. O objetivo é atrair o público para visitar a CCMQ em horários inusitados, oferecendo apresentações musicais, peças de teatro, mostras de arte, saraus, workshops, dança, cinema. Veja a programação completa no site www.ccmq.com.br.



Serviço:

Das 9h00 do dia 25 de setembro às 21h00 do dia 26 de setembro

Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736





USINA URBANA



Com curadoria de Nina Moraes, a Usina Urbana dá um panorama da produção da arte de rua, pelas mãos dos principais artistas gaúchos, em estêncil, grafite, colagens e afins. A estrutura foi montada de maneira a permitir várias leituras de um mesmo painel dependendo do ângulo de observação. Entre os trabalhos está o estêncil Desaparecido, criação de Leopold Kunrath, figura fácil nos muros da Cidade Baixa.



Serviço:

Até 20 de setembro, de terça a domingo, das 09h00 às 21h00

Mezanino da Usina do Gasômetro - Av. Presidente João Goulart, 551

Entrada franca





DENTRO DO TRAÇO, MESMO



A exposição Dentro do traço, mesmo apresenta boa parte do acervo de arte contemporânea da Fundação Iberê Camargo, gerado a partir do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura. Com curadoria de Teixeira Coelho, pretende mostrar que propostas que antes pareciam caber apenas em outros meios agora encontram também espaço na gravura.

A mostra apresenta obras feitas ao longo do Programa, assinadas por artistas de destaque do país e do exterior, como Regina Silveira, Amílcar de Castro, Daniel Senise, José Rezende, León Ferrari, Nelson Leirner, Jorge Macchi e Álvaro Siza – arquiteto responsável pelo projeto da sede da instituição. Sua organização se dá sobre dois eixos: o de uma arte em negro e o de uma gravura que sai em busca da cor.



Serviço:

Até 29 de novembro, de terça a domingo, das 12h00 às 19h00, quintas-feiras, até às 21h00

Fundação Iberê Camargo – Av. Padre Cacique, 2.000

Entrada franca





Para outras informações sobre a programação do Santander Cultural:

www.santandercultural.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços