Blogs facilitam acesso da população a serviços dos Centros de Assistência Social

Os moradores da pequena cidade de Pingo D’Água (MG), a 270 km de Belo Horizonte, estão mais conscientes dos seus direitos e bem informados sobre cursos, oficinas e serviços socioassistenciais oferecidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Desde abril de 2008, eles contam com um blog que promove o contato direto dos gestores com os usuários dos serviços e a população em geral.
A iniciativa foi do coordenador do Cras, o psicólogo Sérgio Santos Siqueira, e da assistente social e gestora do Programa Bolsa Família no Município, Amatuze de Jesus Siqueira. O contato com os Centros de Referência de outras cidades mineiras para trocar experiências não foi o único resultado positivo do blog. Depois que a nova ferramenta foi colocada em funcionamento, aumentou a procura pelas atividades oferecidas, como cursos, oficinas, palestras e atendimentos.
“Aconselho aos profissionais que atuam nos Cras a criar um blog para mostrar de forma concreta o trabalho desenvolvido e trocar informações de forma rápida. A internet não tem limite”, afirma Amatuze Siqueira. Uma prova disso é que a falta de computadores em casa não impede os moradores de visitar o blog. O acesso pode ser feito de um dos três telecentros da cidade. O endereço do blog é http://craspd.blogspot.com

Melhoria no atendimento - Outra experiência bem sucedida com a utilização de blog é realizada no município de São Vicente (RN), a 200 km de Natal. Desde 2007, a ferramenta vem possibilitando a integração de diversas áreas como saúde, assistência social e educação. O trabalho integrado significa a melhoria do atendimento à população, que é incentivada a participar com comentários, opiniões e críticas.
“O blog possibilitou elevar a autoestima dos usuários”, constata Maria da Guia de Medeiros coordenadora do centro. O blog do Cras de São Vicente pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://saovicenteselada.blogspot.com

Cras – Os Centros de Referência de Assistência Social são espaços públicos coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com Estados e Municípios. Neles, é feito o acolhimento e o encaminhamento das famílias mais vulneráveis aos programas sociais. Atualmente, o MDS cofinancia 3.141 centros em todo o País.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços